COLÔNIAS ESPIRITUAIS - DE QUE SÃO FEITAS?



Tudo o que existe no Universo, nos múltiplos mundos e dimensões pode ser sintetizado em três coisas fundamentais, denominada de trindade universal1: princípio material (fluido universal), princípio espiritual (ou inteligente) e, acima de ambos, Deus criador de todas as coisas.

            O fluido universal, após passar por inúmeras combinações e transformações, dá origem a todos os ambientes e as construções do mundo físico e do extrafísico. 

            O Espírito é criado a partir da individualização do princípio inteligente, após passar estágios nos planos inferiores da criação (mineral, vegetal e animal), objetivando o progresso intelectual e moral até a atingir a perfeição. A evolução é um processo contínuo que acontece em ambas as dimensões. No plano espiritual, o Espírito reavalia suas existências anteriores, prepara-se e planeja as novas existências que irá cumprir no plano físico.

            O campo magnético que circunda a Terra é composto por camadas ou esferas superpostas, formando as divisões vibratórias do mundo dos espíritos. À medida que se afasta do núcleo, a matéria que compõe os ambientes vai se tornando cada vez mais sutil e maior será o grau evolutivo dos 24 bilhões de individualidades que habitam essas esferas.

            Não há uma linha divisória que limita uma esfera da outra. A nossa capacidade de percepção, com os sentidos físicos, é que estabelece essa demarcação, pois os dois planos se interpenetram.

            O mundo espiritual é absolutamente real, constituído de micropartículas de tal natureza infinitamente pequenas que se torna invisível aos olhos humanos. Não se limita à realidade do mundo físico, pois é muito maior em estrutura, em conhecimento, em harmonia e beleza. Todas as novidades, todas as novas descobertas, os melhoramentos que o mundo terreno vai tendo, vêm do mundo espiritual e são uma cópia grosseira, materializada, do que existe no mundo espiritual2.

            As construções do mundo espiritual são moldadas com a força do pensamento e da vontade, as ferramentas dos Espíritos. O material de construção é o mesmo encontrado no mundo físico, só que num estado diferente e quanto mais etéreo esse estado, mais maleável e flexível será à ação do pensamento e da vontade dos Espíritos.

            Quanto maior foi o estágio evolutivo das esferas espirituais maior será também a estrutura e a organização das cidades, instituições e famílias. Da mesma forma que o homem foi desbravando e construindo as cidades físicas, os Espíritos, ou seja, os homens desencarnados, construíram as milhares de cidades espirituais habitadas por Espíritos de condições evolutivas semelhantes e atraídos por afinidades e interesses comuns.

            Todos os seres humanos deste orbe estão direta ou indiretamente ligados a uma organização espiritual em cujos arquivos constam seus nomes. As cidades espirituais têm uma participação ativa na vida dos seus tutelados. Além do planejamento da reencarnação, serão acompanhados de perto durante suas realizações no mundo terreno e, concluída a tarefa, serão recepcionados no retorno.

            Dessas cidades espirituais, as mais conhecidas são Nosso Lar3, situada na terceira esfera espiritual, no mesmo grau de inclinação do estado do Rio de Janeiro e Alvorada Nova4, uma das primeiras cidades espirituais criadas nas zonas intermediárias do invisível. O Brasil nem mesmo existia na face do globo e trabalhadores do Cristo estavam fixando os primeiros alicerces de Alvorada Nova, pois já sabiam da destinação do Brasil como Pátria do Evangelho.

            Sempre que nos dispusermos a analisar o mundo espiritual, por maior que for o nosso entendimento e aprofundamento, ainda assim teremos apenas uma pálida idéia desse mundo palpitante e pleno de realizações. Os próprios Espíritos encontram dificuldades para descrever vários aspectos do invisível, porque não encontram na linguagem humana palavras que possam expressar coisas para as quais não há correspondência na Terra, pois muito do que há no mundo espiritual excede a todas as descrições possíveis.
Cleto Brutes
1KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 83. ed. Rio [de Janeiro]:FEB, 2002. Questão 27.
2SCHUTEL, Cairbar. A vida no outro mundo. 6. ed. Matão, SP: O Clarim. p. 110.
3XAVIER, Francisco Cândido. Nosso Lar. Pelo Espírito André Luiz. 52. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002.
4GLASER, Abel. Alvorada Nova. Pelo Espírito Cairbar Schutel. 3. ed. Matão, SP: O Clarim, 2000.

Fonte: Seara do Mestre