No livro Ira – Aprenda a expressar essa emoção, de Gary Chapman, há um dica interessante de como trabalhar com a raiva. O livro trata do assunto com muita propriedade e competência, mas para o espaço desse artigo, selecionamos as Sete etapas para tratar com uma pessoa irada.
As etapas são as seguintes:
- Ouça a pessoa;
- Ouça a pessoa;
- Ouça a pessoa;
- Procure entender as razões da pessoa irada;
- Expresse sua compreensão;
- Compartilhe informações adicionais que possam esclarecer o assunto;
- Confesse qualquer erro e faça reparação.
É importante, pois, ouvir a pessoa. Veja que essa providência aparece três vezes na escala.
Por que? Adianta discutir com alguém irado?
Os serviços do CVV tem uma regra interessante: ouvir o desabafo.
Muitas vezes é o que mais precisamos: alguém que nos ouça. Apenas isso.
Não é por outra razão que muitas tragédias ocorrem. Não se ouvem as pessoas...
Na seqüência da escala o amigo leitor poderá verificar a importância do entendimento, da compreensão que muitas vezes, ou na maioria delas, falta no relacionamento entre as criaturas. Aí a razão de tantas guerras, inclusive domésticas...
Silêncio primeiro, voz baixa depois e o diálogo em momento oportuno. Eis o caminho.
E claro: admitir quando erramos, pois também podemos ser os responsáveis pela ira do outro. Como não? Aí há necessidade do caminho de reparação.
Deixo o texto curto de hoje para meditação e análise do leitor.
Todos nos debatemos em situações assim. Com filhos, pais, cônjuges, amigos, sócios, familiares diversos e até desconhecidos. Melhor saber como agir do que complicar...
Agora, para trabalhar a raiva consigo mesmo, eis a dica do livro (também para boa análise):
- Admitir para si mesmo que está com raiva;
- Reprimir sua resposta imediata;
- Localizar o foco da raiva;
- Analisar suas opções;
- Tomar uma atitude construtiva.
Calma, acima de tudo!
Orson Peter Carrara.