Chacra do Umbigo


Conhecido no Hinduísmo como SVÃSBISTHANA. Este ponto situado à altura do umbigo físico, atua diretamente sobre as vísceras abdominais, tais como, fígado, pâncreas, órgãos do aparelho digestivo, etc. Sua energia é o Poder do Pensamento Criador
O médium distingue esta influência por distúrbios estomacais e intestinais, com azia e desinteria, em casos mais agudos.
Localizado na região do estômago é responsável pela penetração de alimentos e fluidos na organização física; regula a digestão e absorção dos alimentos, possue as cores Roxa e Verde gira com 10 pétalas, coordena as emoções, medo raiva, entusiasmo, impulso de poder. É o responsável pelas energias oriundas da reprodução, da sexualidade e da criatividade. Relaciona-se materialmente com o plexo sacro e o hipogástrico.
Este centro se localiza no santuário do sexo, como templo modelador de formas e estímulos criadores, com vistas ao trabalho, à associação e à realização entre as almas. do sânscrito: "Swadhistana": "Morada do Prazer")
Localização: baixo ventre (pela sua própria localização no corpo, esse chakra seria melhor denominado como "gênito-urinário"). Correlação física: ligado às gônadas (homem: testículos; mulher: ovários).
É o responsável pela irrigação dos órgãos sexuais; é também responsável pela vitalização do feto em formação, dividindo a sua função com o chacra básico. Aliás, a ligação desse dois chakras é estreita demais. Isso se deve ao fato de que parte da energia kundalini é veiculada do básico para dentro do chakra sacro. É por esse fator que alguns tibetanos consideram esses dois chakras como um único centro. Acoplado à região genital, tem somente 4 radiações. Cor: laranja, roxo ou vermelho (dependendo das circunstâncias).